sábado, 14 de novembro de 2009

Papel do Animador e a sua intervenção na Reserva da Natural na Serra da Malcata

Enquanto animador sociocultural a RNSM, é um local dado ao abandono por diversos factores, que atrás já foram referidos, e como tal o animador tem um papel importante a desempenhar, que pode passar por um conjunto de actividades, para proteger, utilizar, qualificar, entre outros.

Actividades de animação como projecto de intervenção

“Casamentos Ecológicos na Reserva Natural da Serra da Malcata”

Com a chegada da primavera e com ela os dias mais longos e as temperaturas mais amenas, tornam este período propício aos passeios pela natureza, a realização de eventos (festas, casamentos, piqueniques…). Nestes como noutros momentos, é possível procurar reduzir os impactos provocados e dinamizar o espaço natural, tornando-o sustentável.

Os casamentos serão eventos para apostar num futuro próximo, como forma de desenvolvimento regional. Serão realizados nos espaços naturais da reserva, utilizando os produtos naturais, reciclados ou recicláveis.

Os arranjos florais poderão ser substituídos por pequenas árvores ou arbustos autóctones ou mesmo ervas aromáticas em pequenos vasos, que depois poderão ser levados pelos convidados e incentiva-los a plantar.

O local do evento deve ser analisado de forma a criar acessibilidades, mas incentivar os convidados a utilizar os transportes colectivos que a organização dispõe.

Deve-se proporcionar aos convidados um conjunto de actividades lúdicas e recreativas (passeios fotográficos com os noivos).

O casamento deverá começar pela manhã, pois desta forma poderá aproveitar – se a luz natural durante um maior período de tempo, (nestes casos escolher locais onde a luz natural possa ser aproveitada em pleno).

Ao escolher as refeições, optar sempre pelos produtos nacionais e de preferência regionais.

As fotografias são sempre um elemento importante num evento, “para mais tarde recordar”, optar por máquinas fotográficas digitais. Criar uma página online onde se disponibilize as fotografias mais interessantes para qualquer familiar ou amigo possa aceder.

Durante o casamento os convidados poderão desfrutar da natureza envolvente, da fauna e flora.

Procurar sensibilizar os convidados para que comecem também a integrar estas praticas mais sustentáveis no seu dia a dia.

Durante o casamento os convidados poderão usufruir de um conjunto de actividades dentro da reserva e que se realizam durante todo o ano, como:


 Observação de aves;
 Passeios Pedestres;
 Passeios Equestres;
 Passeios de BTT;
 Actividades com jogos didácticos, desportos;
 Actividades na natureza ditos”radicais”, como slide, escalada, paint-ball, canoagem, chanceler, entre outros;
 Rotas do Contrabando (percorrer os trilhos usados anteriormente pelos nossos contrabandistas).

Existe um conjunto de casas de campo dentro da reserva que são utilizadas para albergar convidados dos casamentos, como casas de férias, colónias de férias, visitas de estudo, entre outras.

É importante referir que estas actividades serão sempre adequadas ao grupo que nos procura, (Crianças, Jovens, Adultos, Idosos, deficientes).

1 comentário:

  1. Gostei da ideia sim senhor acho que se devia por em prática.

    bjs boa sorte

    ResponderEliminar