quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Actividades desenvolvidas no âmbito do Dia Internacional da Luta Contra a SIDA com os jovens do Lar de Infância e Juventude Tapada da Renda, Louriçal do Campo

6 de Novembro – “Conhece os teus Movimentos”

No dia 6 de Novembro entre as 14 horas e as 17 horas, foi desenvolvida pelas voluntárias da CVP a primeira sessão de actividades, com os jovens do Lar de Infância e Juventude da Tapada da Renda. Esta primeira sessão, propos introduzir um conjunto de exercícios lúdico-pedagógicos e recreativos, no sentido de desenvolver uma relação interpessoal com e entre os jovens e as voluntárias. Intitulada de “Conhece os teus movimentos”, esta sessão teve como principal objectivo, inserir a expressão dramática aos jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos, que residem naquela instituição. A participação activa de todos os jovens revelou muitas surpresas, onde a criatividade teve o lugar mais alto.

2 de Dezembro – “Representa o teu papel – Nós, a SIDA e as tuas atitudes”

No dia 2 de Dezembro, decorreu no Lar de Infância de Juventude da Tapada da Renda, entre as 11 horas e as 12 horas e 30 minutos, uma Acção de Sensibilização no âmbito do Dia Internacional da Luta Contra a SIDA. Procurando manter os parâmetros da sessão anterior, esta acção foi repartida em duas fases. Assim, numa primeira fase, foi realizada a contextualização teórica do tema SIDA ( O que é a SIDA?; O que é o VIH?; Quem é seropositivo? Como se transmite o VIH?; Como não se transmite o VIH?) e na segunda fase foi desenvolvido um exercício lúdico-pedagogico e recreativo, que abordou as formas de prevenção do VIH/SIDA. Assim, e através da expressão dramática, os jovens desenvolveram um conjunto de dramatizações, onde mostraram os conhecimentos adquiridos. Foi ainda, apresentado um pequeno vídeo que alertou e apelou ao debate, bem como, ao esclarecimento de algumas dúvidas sobre um tema tão actual e intrínseco na nossa sociedade.

Dinamizadoras: Zélia Duarte e Teresa Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário